Porém algumas pessoas vêm se mobilizando a fim de mostrar aos educadores e até mesmo a sociedade, que não tem como ficar estático frente ao processo que está vigorando a cada dia. Pretende-se neste artigo verificar alguns aspectos que norteiam a Educação Infantil e a importância da aprendizagem sendo trabalhando e discutindo o assunto da importância que é um aluno aprender, falando sobre a alfabetização e a apropriação de ferramentas básicas para se comunicar e seguir aprendendo. Mostra-se uma breve percepção histórica da leitura, e como a leitura pode influenciar na vida da criança, e o professor como incentivador deste processo.
Neste artigo serão desenvolvidas características que envolvam influências da educação infantil na formação da personalidade das crianças e mencionam a relação entre pais e filhos, que exerce um domínio decisivo na formação inicial da criança. No caso da Educação Infantil, a relevância desses aspectos é ainda maior, visto que a criança pequena constitui-se como sujeito a partir do ambiente e das relações que estabelece dentro e fora da família (COSTA, GUZZO, 2006.
Com base no histórico da educação infantil no Brasil pode-se entender melhor o problema que as creches encontram em relacionar o binômio- cuidar e educar- atualmente e consequentemente mostrar a real importância dessa associação para as crianças nos primeiros anos de vida.
O percurso percorrido da Educação Infantil foi difícil e lento, porque não havia um entendimento que a criança necessitava de uma atenção especial nos primeiros anos de vida. Num documento leis sobre essa etapa de ensino, trazendo a oferta da Educação Infantil em creches e pré-escolas, sendo um dever do Estado e direito de toda criança. 4 Teve o objetivo de proporcionar às crianças a resolução de problemas a partir da problematização de situações que envolviam a. 20192 Introdução O tema da sequência didática que apresentamos neste artigo é "Música e resolução de problemas: uma experiência na Educação Infantil".