Na Ponta do Lápis-anoV -nº11 9 articulistas podem, com suas palavras, in-fluenciar ou mesmo mudar convicções e hábi-tos dos leitores. Bem vindos para mais uma aula pessoal! ARTIGO DE OPINIÃO: O artigo de opinião é um texto no qual a opinião do autor é o autor expõe seu posicionamento sobre um determinado tema de interesse público. No artigo de opinião, de acordo com Bräkling (2000), evidenciam-se a dialogicidade e a alteridade no processo de produção: o autor coloca-se no lugar do outro e justifica suas afirmações, a partir de possíveis.
O artigo de opinião é um gênero textual jornalístico, de caráter essencialmente argumentativo, onde o autor expõe claramente a sua opinião e os seus argumentos, que possuem condições de fazer com que o interlocutor acredite no que ele diz. Acordo com Perfeito, Cecílio e Costa-Hübes (2007), O artigo de opinião, situando-se na esfera de comunicação (domínio social) de assuntos/temas controversos, suscita polêmicas que exigem do produtor a organização do texto, em termos de negociação e tomada de posição. De estudo e pesquisa Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero marcas linguísticas características desses gêneros, didático, artigo de divulgação científica, reportagem Condições de produção e recepção dos gêneros.
O artigo de opinião é um gênero jornalístico, de base expositiva e argumentativa que visa trazer a opinião de alguém acerca de um assunto da atualidade, normalmente polêmico entre os mais diversos assuntos, como política, saúde, temas sociais entre outros. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
Um artigo de opinião discute questões que podem incidir sobre variados temas: sociais, políticos, científicos e culturais, de interesse geral e atual, que afetam direta ou indiretamente um grande número de pessoas, a partir de um fato ocorrido e noticiado. Já no início deste artigo me proponho a quebrar alguns tabus sobre o feminismo, então, se você acredita no feminismo como o contrário do machismo, como uma fase e "modinha" social ou ainda pela busca de igualdade entre homens e mulheres, este artigo é para você.