Auto-exame das mamas: as mulheres o conhecem?| Rev Rene

Bronstein resultados exames pacientes by shanerdpt - Issuu


O que fazer: no caso da pancada não ter sido grave, é recomendada a aplicação de uma compressa fria para diminuir a inflamação e a dor. No entanto, no caso de dor intensa e que impede o movimento do braço ou dificulte a respiração, é recomendado consultar o médico para que seja feita uma avaliação do local e seja indicado o tratamento mais adequado. Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.

Sabe-se que, em termos de saúde pública, a diminuição de mortalidade só irá ser percebida se um mínimo de 70 das mulheres estiverem sendo seguidas em programas de rastreamento. Infelizmente, este não é o caso do Brasil, onde os números, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, estão muito abaixo disso. Mesmo com todo o refinamento técnico atual, a mamografia ainda falha em cerca de 15 dos casos ou seja, não consegue detectar um tumor presente na mama examinada.


Além disso, é importante que ela esteja em dia com os seus exames, garantindo sua qualidade de vida. A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. Além de seguir esses passos, durante a observação, avalie o tamanho das mamas, veja se não há áreas inchadas ou salientes. Se o autoexame for feito frequentemente, é possível perceber alterações nas mamas, e caso haja diferença, consulte um ginecologista ou mastologista. O autoexame de mama é uma técnica simples que ajuda muitas mulheres na identificação do câncer de mama, no entanto, há quem ainda não se preocupe muito com isso. Por isso, a campanha Outubro Rosa é uma mobilização que ajuda na conscientização do câncer de mama. A ressonância permite por meio de campos magnéticos e pulsos de radiofrequência, captar imagens de alta definição dos órgãos do corpo humano, sem a necessidade de utilização da radiação.


Auto exame das mama - Sumário das evidências
Dois Ensaios Clínicos Randomizados com base populacional (incluindo 388,535 mulheres) da Rússia e Shangai que compararam o autoexame da mama com nenhuma intervenção foram incluídos. Não houve diferenças estatisticamente significativas na mortalidade por câncer de mama, RR 1,05 (IC 95 0,90-1,24), com 587 mortes no total. Na Rússia, mais câncer foi encontrado no grupo que realizou o autoexame na mama do que no grupo controle risco relativo 1,24 (IC 95 1,09 1,41), mas isso não ocorreu no estudo em Shangai (risco relativo 0,97 IC95 0,88 1,06). O número de biópsias com resultados benignos foi quase duas vezes maior no grupo rastreado comparado com o grupo controle.


A densitometria é o exame mais indicado para diagnosticar de maneira precoce e precisa a perda de massa óssea. É através dele, que são identificadas doenças como a osteoporose, por exemplo. O diagnóstico é feito a partir de imagens como o raio x, sendo assim um procedimento simples e rápido. Não esqueça que o câncer de mama (e outras doenças relacionadas aos seios) tem uma grande probabilidade de cura, principalmente se descoberto e tratado desde cedo e o autoexame exerce papel significativo neste sentido. A radiografia é um tipo de exame de imagem, não invasivo, rápido e indolor.
É realizado utilizando a radiação em baixas doses para identificar possíveis
alterações na estrutura óssea ou de órgãos. Apesar de ser mais comum em mulheres, o cisto na mama também pode aparecer em homens e é caracterizado por dor ao pressionar o tecido mamário e a presença de uma pequeno caroço nesse local. O risco de desenvolver câncer a partir dessa alteração é muito baixa, no entanto é recomendado que o médico seja sempre consultado.


Apesar de normalmente não ser indicativo de gravidade, é importante que sejam investigadas as causas de dor na mama masculina, pois pode ser indicativo de fibroadenoma ou cistos na mama, que podem ser benignos ou malignos, sendo importante que seja realizada uma biópsia do tecido mamário para que sejam avaliadas as características das células. Um avanço importante na luta contra o câncer de mama tem sido a implementação de programas de rastreamento, que têm por finalidade detectar o câncer de mama na fase mais inicial possível, onde suas chances de cura são maiores. Nos países onde estes programas foram implantados há décadas, como nos países nórdicos, alguns países da Europa, Canadá e Estados Unidos, pesquisadores estimam que a diminuição de mortalidade pelo câncer de mama seja da ordem de 15 a 20, ou seja, há um impacto importante na sobrevida das mulheres afetadas. O autoexame de mama é fundamental para ajudar na identificação da doença, é claro, essa técnica não é um substituto da mamografia. No entanto, ele auxilia no diagnóstico da doença, além de detectar nódulos que podem chegar até 2 centímetros.


Confira as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento do câncer de mama

Como fazer o autoexame de mama?

Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, medico do esporte
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista Apesar do autoexame ajudar na identificação da doença, é fundamental que a mulher faça a mamografia, pois essa é a melhor forma de diagnosticar o câncer de mama.



As imagens podem ser capturadas em três planos: horizontal, vertical e em camadas. As orientações para rastreamento variam de país para país e de acordo com os diferentes grupos que fazem as recomendações. De uma maneira geral, recomenda-se o rastreamento mamográfico no mínimo a cada 1-2 anos para mulheres entre os 50 e os 74 anos de idade. Outros grupos recomendam mamografia anual a partir já dos 40 anos, sem limite superior de idade, desde que a mulher tenha ainda uma sobrevida esperada de 10 anos (com o aumento da idade média da população isto significa que uma mulher saudável aos 80 anos deve seguir fazendo rastreamento). Nesse contexto, qual a importância do autoexame das mamas? A resposta é que provavelmente o autoexame ajuda a fazer um diagnóstico um pouco mais precoce, mas tem pouco impacto na sobrevida das mulheres. Já o valor do exame clínico existe quando ele é feito por médicos ou enfermeiras treinados especialmente para isso, que gastam de 5-10 minutos de exame em cada mama. Num grande estudo canadense, um grupo de mulheres foi seguido com exame clínico por especialistas e mamografia e um segundo grupo foi seguido somente por exame clínico.



É importante lembrar que ao menor das evidências do surgimento desta doença, você deve procurar imediatamente um médico mastologista ou ginecologista. O especialista poderá solicitar os exames necessários para o possível diagnóstico e, caso necessário, orientar o tratamento. Que bom que você leu este conteúdo até o final. Agora que já tem consciência da necessidade de fazer o autoexame de mama, complemente seus conhecimentos sobre a melhora da sua saúde e confira um material exclusivo e gratuito. Esses passos devem ser repetidos na mama esquerda, assim, o autoexame será completo nos dois seios. Caso seja possível perceber alguma alteração no exame anterior, procure o quanto antes um profissional ginecologista ou mastologista.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem