Mapeamento de retina: o que é, para que serve e como é feito - Tua Saúde

Mapeamento de retina: saiba mais sobre o procedimento - Olhar Certo Clínicas Oftalmológicas


Essas imperfeições, ainda que pequenas, podem causar sintomas que interferem na qualidade da visão, principalmente a noite ou em locais de baixa luminosidade. O portador pode ver halos ao redor de pontos luminosos, sombras ou ter ofuscamentos discretos. As LIOS monofocais permitem a correção do erro refracional esférico (miopia ou hipermetropia) apenas para visão de longe, o que significa que para visualizar objetos próximos o paciente ainda necessitará do uso do óculos. Uma sonda, em contato com a pálpebra fechada, traz as informações na medida em que o paciente, orientado pelo médico, movimenta os olhos possibilitando a coleta de informações de todas as regiões oculares. Com base num mapa tridimensional preciso do olho, espécie de impressão digital gerado pelo aberrômetro, e que contém todas as informações sobre o modo como cada pessoa enxerga, o cirurgião planeja um tratamento de correção específico. Após a aplicação de um colírio anestésico, a cirurgia é realizada pelas técnicas PRK ou LASIK, ambas de forma personalizada. Uma tecnologia de reconhecimento da íris permite que o laser molde a córnea do paciente de acordo com o planejamento inicial, observando suas necessidades e esculpindo-a delicadamente.


O mapeamento da retina é feito com a utilização de um aparelho chamado oftalmoscópio indireto e com o auxílio de uma lente que o médico segura entre o olho e o aparelho e assim permite a visualização das estruturas internas. Devido à forte luz utilizada, mesmo em olhos com opacidades de meios como catarata ou doenças da córnea, o exame pode ser realizado. A catarata consiste na opacificação do cristalino, lente que auxilia na visão tanto para longe quanto para perto. Quando o cristalino está opaco a luz que passa por ele não é focada em apenas um ponto e a visão fica embaçada. O único tratamento para a catarata é a remoção do cristalino (cirurgia de catarata) e implante de uma lente intraocular (LIOs). Alterações genéticas, traumatismos oculares, uso prolongado e/ou indiscriminado de corticóides, inflamações oculares, enfermidades que prejudicam a circulação e nutrição sanguínea do nervo óptico são algumas das causas conhecidas deste problema. No caso do glaucoma congênito, pode-se perceber alterações oculares já ao nascimento da criança. Podem ser realizados diversos procedimentos. A trabeculectomia consiste na criação de uma fistula para drenagem do líquido interno do globo ocular (humor aquoso), direcionando-o para uma bolha externa. Desta forma, o excesso de líquido é lentamente escoado pela válvula quando a pressão atinge níveis acima do ideal.


Exame mapeamento de retina - Evitar exposição excessiva ao sol, usar óculos com proteção ultravioleta (UV), evitar fumar, evitar ingestão de álcool, alimentar-se bem e ter hábitos saudáveis para evitar doenças como diabete melito. Não usar colírios e medicamentos sem prescrição médica.


Onde faz o Campo Visual Computadorizado no Rio de Janeiro?

Ptose é um termo médico utilizado para indicar quando a pálpebra superior está abaixo do limite da normalidade da posição padrão, cobrindo o eixo visual, ou seja, obstruindo a visão central. Ela ocorre quando os nervos, responsáveis por elevarem a pálpebra, não são fortes o suficiente para fazê-lo e pode ser leve, moderada ou grave. Quando não há um controle adequado da doença (glaucoma) com o uso de colírios, ou os mesmos não são tolerados pelo paciente. O procedimento tem como objetivo a redução da pressão intraocular e não a melhora da acuidade visual. As LIOs são implantadas através de uma pequena incisão e, quando dentro do olho, são posicionadas e assumem sua forma final. Devido ao pequeno tamanho da incisão, a cirurgia de catarata não necessita de sutura ou ponto para o fechamento da incisão. Porém, fica o alerta para o uso do colírio dilatador. O seu efeito demora a passar e, por isso, como já dissemos anteriormente, não é nada aconselhável que a pessoa que terá a sua retina examinada compareça à clínica sem um acompanhante, independentemente da maneira com que ela retornará para casa. Existem várias causas de conjuntivite, como infecciosa (provocada por vírus ou bactérias), alérgica, por produtos químicos, tóxicas ou traumáticas. A causa mais comum de conjuntivite é a provocada por vírus.


Tem um caráter importante pelo fato do contágio direto através das secreções oculares Uma das principais recomendações é lavar as mãos antes e depois de tocar ou coçar os olhos. Para evitar a propagação é aconselhável evitar coçar os olhos infectados, não permitir o acúmulo de secreção, separar para uso exclusivo itens como toalhas, fronhas, lençóis, copo e talheres; não compartilhar maquiagem ou lentes de contato, evitar tocar os olhos com frasco de colírio e evitar locais fechados. A especialidade de Plástica Ocular visa cuidar de traumas que exijam reconstruções palpebrais, assim como situações degenerativas como a retirada de excessos de pele que interfiram na adequada movimentação palpebral. Até mesmo para os que já operaram de catarata e ainda sofrem com grau residual surgiram novidades. Pode se na maioria das vezes, acrescentar uma Segunda lente intraocular para astigmatismo, miopia, hipermetropia ou vista cansada. É o processo inflamatório que acomete a úvea, ou uma de suas partes como a íris, corpo ciliar (estrutura que realiza a filtragem do humor aquoso) e coroide (membrana que se encontra entre a retina e a esclera). Mapeamento da retina é um exame complementar oftalmológico onde todo o fundo do olho e as suas estruturas são avaliados.


Mapeamento de retina em adultos


Envelhecimento natural do cristalino. Também pode ser causada pelo diabete melito, exposição excessiva dos olhos à radiação ultravioleta, cigarros, consumo exagerado de álcool, exposição a certos produtos químicos como o chumbo, e uso de corticoides (via oral, intramuscular ou endovenosa) e locais (colírios). A catarata também pode ser congênita, a pessoa já nasce com a doença, ou ainda estar associada ao uso de medicamentos ou doenças durante a gravidez, como rubéola. É um erro de refração que faz com que a imagem seja focada atrás da retina. Dessa forma, a capacidade refratária é alterada em relação aos olhos com visão normal. A hipermetropia causa dificuldade para enxergar objetos próximos e principalmente para leitura de textos. Enquanto jovem, o paciente com hipermetropia tem boa visão de longe, pois se seu grau não for muito elevado é naturalmente corrigido pelo aumento do poder do cristalino, em um processo chamado de acomodação. Porém, com a idade esta capacidade diminui e o hipermetrope passará a ter dificuldade na visão de perto e posteriormente de longe. Todos esses casos necessitam de cirurgia e, por isso, o bebê recebe anestesia geral para não sentir nenhum tipo de dor. Finalizado o processo, é normal que ele tenha que permanecer no hospital por mais algumas horas até que se tenha certeza de que tudo ocorreu bem e que, enfim, ele pode ir para casa. Os olhos constantemente produzem um líquido "vital" para desempenho de suas funções. Esse líquido é conhecido como humor aquoso e, após exercer suas funções, é drenado por um sistema de escoamento do olho. Doenças próprias do canal de drenagem, obstruções antes dele ou após o mesmo, podem levar a uma dificuldade de saída do humor aquoso e, consequentemente, o aumento da pressão.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem