Um curso, duas universidades: saiba como funciona o duplo diploma - Estudar Fora

Um curso, duas universidades: saiba como funciona o duplo diploma


São faculdades que possuem como objetivo preparar futuros gestores de grandes empresas. Então, se você é uma pessoa que ama engenharia, matérias de exatas como matemática e física e tem vontade de virar um grande gestor um dia, o programa de duplo diploma com estas faculdades francesas foi feito para você! O programa de estudos é estabelecido com antecedência e deve ser cumprido até o final para que haja o recebimento do diploma. Mesmo fora do país, os alunos devem continuar honrando o pagamento do curso às instituições brasileiras que os inseriram no programa. A dupla diplomação, conforme abordado neste artigo, combina as matérias estudadas em ambos os países, formando uma grade curricular única e não exigindo do aluno participante do programa qualquer tipo de validação. Pelo contrário ao final do período são obtidos 2 diplomas.



Muitos jovens sonham em seguir os estudos fora do país, acreditando que uma experiência no exterior abre portas. Para ajudar na conquista desse objetivo, algumas instituições de ensino oferecem programas com base no conceito de dupla diplomação. Para dar assistência aos alunos, algumas instituições contam com alojamentos estudantis para garantir ao menos a hospedagem dos estudantes enquanto durar o curso. A ajuda de custo é um diferencial, não sendo comum aos aprovados no processo seletivo para a dupla diplomação. Considerar a abertura do próprio negócio durante o curso no exterior não é algo incomum. Na verdade, com uma grade curricular completa, que abrange as matérias estrangeiras e nacionais, o aluno conclui o curso com conhecimento suficiente para gerenciar todas as tarefas recorrentes de uma empresa. A história de Roberta Vicentin é um pouco diferente. Aos 25 anos, é formada em Administração pela FEA-USP e pela KEDGE Business School, na França e saiu com um duplo diploma de bacharelado daqui e mestre de lá. Como so cursos de graduação franceses duram em geral três anos, este convênio específico visa que o quarto ano brasileiro seja feito como um mestrado francês, que normalmente dura um.


Duplo diploma - Hoje as universidades brasileiras conveniadas com este grupo francês são: UNICAMP, USP, UFRJ, Puc Rio, UFC e UFRGS. O processo seletivo para o duplo diploma na França consiste em algumas etapas com certas exigências. Para começar, podem se inscrever no programa estudantes matriculados em um curso de engenharia em qualquer uma destas universidades e estar cursando o 4 periodo letivo do seu curso.


Como uma espécie de intercâmbio, colégios e universidades estabelecem convênios para que os estudantes brasileiros passem os anos iniciais do curso colegial, graduação ou pós-graduação na instituição estrangeira e retornem ao Brasil para a finalização dos estudos. Em troca, o mesmo processo ocorre com estudantes de outros países. Os inscritos passam por duas etapas de avaliação: a seleção da universidade brasileira e a seleção do grupo das Écoles Centrales. A seleção da universidade brasileira varia de acordo com cada instituição, mas, de modo geral, será analisado seu perfil e desempenho acadêmico durante estes 4 semestres. Os melhores alunos inscritos, então, passarão para a próxima fase: a entrevista com o comitê francês. Especialistas da área da educação reconhecem o valor de um diploma válido em 2 países, garantindo que esse é um diferencial de peso no currículo quando se inicia a busca por uma oportunidade de trabalho ou uma promoção dentro da empresa.


Processos Seletivos: Duplo Diploma para 2022 (Inscrições encerradas).

Além da questão pessoal de expandir meus horizontes, optei pelo duplo diploma porque tinha bastante interesse em gestão, e o programa de engenharia generalista da Centrale, na França, é voltado para isso Durante estes dois anos, você terá direitos e deveres como qualquer estudante francês e, passado esse período, o aluno deverá voltar ao Brasil para terminar seu curso em sua universidade de origem, o que dependerá de quantas matérias ainda faltam na sua grade e quais foram as equivalências que o aluno obteve com as matérias cursadas na França. Logo você poderá se formar um ou dois anos após ter voltado ao Brasil. Ao final da graduação no Brasil, o estudante receberá dois diplomas: o brasileiro e o francês (válido em toda Europa). Matheus Proença passou dois anos e meio, entre 2009 e 2011, na École Centrale de Marseille, na França. Aos 26 anos, é formado em Engenharia da Computação pela instituição francesa e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da questão pessoal de expandir meus horizontes, optei pelo duplo diploma porque tinha bastante interesse em gestão, e o programa de engenharia generalista da Centrale é voltado para isso, conta.


Além disso, a experiência traz aos alunos a oportunidade de conviver entre pessoas com hábitos e costumes diversos, entrar em contato com culturas desconhecidas e aprender matérias que não são corriqueiras na grade de cursos brasileiros. O Duplo Diploma é outorgado ao egresso de uma das instituições parceiras aos alunos que realizaram um percurso de organização para obtenção do duplo diploma. Abaixo, um exemplo de percurso. Outros percursos de organização podem ser validados, de comum acordo entre as Instituições e por intermédios de seus representantes, para incluir situações excepcionais. É obrigatório também ter um Plano de Estudos aprovado pela respectiva coordenação de curso.


Processo Seletivo Unificado de Duplo Diploma/2023 - O período na Europa também o ajudou a descobrir uma nova vocação. Foi lá que descobri que não gostava tanto de engenharia, que achava muito distante do impacto social. Ele pensou em largar tudo ainda na França, mas persistiu. Ao voltar, investiu no auto-conhecimento e decidiu seguir um caminho que passava pelo seu gosto em resolver de problemas. Hoje é consultor da McKinsey & Co. e se orgulha da história de vida diferente que seu duplo diploma traz. Sei que meu duplo diploma foi valorizado no processo de seleção. Além disso, morar fora faz com que você tenha uma história interessante pra contar, e tudo isso agrega muito no mercado de trabalho.


Existe um processo seletivo para dupla diplomação?

duplo diploma


O programa deduplo diploma na França tem duração de dois anos letivos, o que significa que o candidato aprovado deverá trancar seu curso no Brasil por este período. Serão 4 semestres com uma alta carga horária de matérias, trabalhos e estágios obrigatórios. Durante esse tempo, o estudante também terá um acompanhamento de perto para o desenvolvimento do seu projeto profissional: ou seja, a universidade vai ajudá-lo a encontrar quais são seus objetivos profissionais após a graduação, o que significa mais um diferencial, se compararmos com o ensino brasileiro nas universidades de engenharia. É possível que estudantes da UFU realizem missões de estudos no exterior para realização de dupla diplomação por meio dos acordos de cooperaçãoespecíficos de duplo diploma estabelecidos com universidades internacionaisparceiras. O grupo das Écoles Centrales é dividido em 5 grandes universidades de engenharia espalhadas pela França: Centrale Paris, Centrale Lyon, Centrale Lille, Centrale Nantes e Centrale Marseille. Estas universidades oferecem uma modalidade de curso de engenharia um pouco diferente do que temos hoje no Brasil: a engenharia generalista, que consiste em uma formação ampla nos pontos chaves da engenharia, gestão de projetos e gestão de empresas. A possibilidade oferecida pelo convênio FEA-KEDGE já estava na cabeça de Roberta na época do vestibular, e serviu como empurrão na hora da escolha. Logo após a matrícula, começou a se esforçar para atender aos requisitos do programa: boas notas, o francês fluente e a criação de um projeto de conclusão de curso entre Brasil e França, que precisaria ser desenvolvido e entregue em ambos os países.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem