GDA 11.ºano - Exame Nacional 2013 - 2.ª Fase - Exercício 1. Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

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. O candidato convocado como portador de deficiência física ou sensorial cuja avaliação médica revelar deficiência considerada incompatível com o desempenho das funções, será desclassificado.

As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. O conhecimento científico: evolução histórica. Ensino de Ciências: evolução e contextualização na sociedade brasileira; o ensino de Ciências e as questões sociais: ambiente, saúde, orientação sexual, ética e pluralidade cultural. Relação entre os seres vivos e o ambiente: o homem e a sua ação sobre o ambiente; princípios básicos que regem as funções vitais dos seres vivos; relação entre estruturas e funções dos sistemas e suas adaptações ao meio; caracterização dos grandes grupos animais e vegetais. Citologia. Embriologia. Histologia. Organização e diversidade dos seres vivos. Fisiologia Vegetal. Fisiologia Animal. Genética. Evolução. Ecologia. O corpo humano como um todo em equilíbrio: saúde e orientação sexual, desequilíbrios: endemias, drogas, desnutrição. Continuidade das espécies: evolução; reprodução, hereditariedade. Fundamentos teóricos da Química: conceitos, leis, relações e princípios básicos; interações e transformações químicas. Fundamentos teóricos da Física: conceitos, leis, relações e princípios básicos.

Encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato; A sílaba: classificação dos vocábulos quanto ao número de sílabas, acento tônico, separação silábica; Ortografia: uso da letra H, emprego do X, C e Ç, SS, S, Z, J, G, as vogais E e I, as vogais O e U; Emprego do hífen; Acentuação gráfica: acento gráfico e acento tônico; Classe das palavras; substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo; Classes gramaticais invariáveis: preposição, conjunção, advérbio; Sintaxe: As estruturas do período simples: frase, oração, período, sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo.

40 ou dos arts. 42 e 142, ressalvados os casos que permitam a acumulação dos proventos com a remuneração de cargos, empregos, funções, cargos eletivos e cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração, na forma da Constituição Federal. 5. 3. A confirmação oficial da data, horário e local da realização das provas será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições, através de Edital de Convocação para Provas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de CAPIVARI e disponibilizado no site . . O candidato que não efetuar a remessa do Laudo Médico, ou que efetuá-la fora do prazo, poderá participar do Processo Seletivo desde que tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição, porém não concorrerá na condição de portador de deficiência física ou sensorial, não podendo, posteriormente, alegar tal condição para reivindicar as prerrogativas constantes neste Edital. .

A prova teórica, de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao desempenho da função.

Reconhecer a importância da informática no cotidiano das pessoas e no mercado de trabalho. B) declaração, sob as penas da lei, de que é financeiramente hipossuficiente,não possuindo condições de arcar com as custas da inscrição sem prejuízo próprio e da sua família; tal se fará através da assinalação do campo respectivo no Anexo V, no qual declarará ainda que as informações prestadas são verdadeiras, sob pena de sofrer as sanções dispostas na legislação em vigor. A revista aceita a submissão de manuscritos sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas como inclusão social, cidadania, direitos humanos; políticas, governação e organização escolar; pedagogia e educação formal (sala de aula, professores, alunos e didática), não formal e informal; e artigos de interface entre estas e outras áreas afins à da Educação.

Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva.

Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem.

Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara); Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. (Domingos Paschoal Cegalla); Sugestões de sites para estudo do conteúdo: ; Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; .

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Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Publicações Institucionais. Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 09 (Língua Estrangeira); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara); Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (Domingos Paschoal Cegalla); English Grammar in Use (Raymond Murphy - Cambridge). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juros simples e compostos. Desconto. Equação do 1. º e 2. º graus. Sistema de equações do 1. º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Noções de estatística e probabilidade: média, média ponderada, mediana, moda, espaço amostral, eventos, arranjos, combinações, permutações. Resolução de situações-problema. Raciocínio lógico. Aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental: o professor e o saber matemático; o aluno e o saber matemático; as relações professor-aluno e aluno-aluno. A resolução de problemas e o ensino-aprendizagem de Matemática. Avaliação em Matemática.

Presença da Matemática na educação infantil: ideias e práticas correntes. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Volume 1 - Introdução. Volume 2 - Formação pessoal e social. Volume 3 - Concepção de Mundo (acessível através do site r). Música na Educação Infantil (Teca Alencar de Brito - Ed. Peirópolis). Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (acessível através do site r). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; .

; . Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem.

Essa prova terá duração de 2h00min (duas horas) e será composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha, de acordo com o conteúdo programático constante do Anexo I deste Edital, distribuídas e pontuadas na seguinte conformidade: Ministrar aulas e atividades pedagógicas planejadas, na ausência do efetivo da classe de Educação Infantil (Pré I e Pré II) ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) propiciando aprendizagens significativas para os alunos; Elaborar programa e planos de trabalho no que for da sua competência; Seguir a proposta Político - Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, respeitada as peculiaridades da Unidade Escolar, integrando-se à ação pedagógica, como participar na elaboração e execução do mesmo; Apoiar os professores efetivos das classes, nas atividades necessárias ao atendimento dos alunos; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente do processo de integração da escola - família - comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e às comemorações cívicas relacionadas ao calendário escola; Realizar outras atividades correlatas com a função.

Evolução do pensamento geográfico; O ensino da Geografia no ensino fundamental; A formação do mundo atual - geopolítica e economia: A Geografia e as guerras mundiais, A geopolítica na Guerra Fria, A economia mundial e a globalização, O Brasil no mundo globalizado, A geopolítica no mundo atual; Espaço, produção e tecnologia: Indústria e transformações no espaço geográfico, Indústria e globalização, A indústria no Brasil, Tendências da agricultura mundial e políticas agrícolas no mundo desenvolvido, O espaço agrário no mundo subdesenvolvido e no Brasil; Energia - geopolítica e economia: A infraestrutura energética no mundo, As fontes alternativas e a energia no Brasil; Espaço e sociedade: Crescimento populacional no mundo e no Brasil, Economia e sociedade, Povos em movimento, Etnia e modernidade no mundo e no Brasil, Conflitos étnico-nacionalistas e separatismo; Espaço geográfico e urbanização: A urbanização mundial, Urbanização no Brasil; Natureza, sociedade e questão ambiental: Questão ambiental e desenvolvimento sustentável, A Terra - dinâmica, estrutura, forma e atividades humanas, Dinâmica climática e paisagens vegetais no mundo e no Brasil, Água - aproveitamento, geopolítica e conservação; Sistemas de localização e representação cartográfica: Sistemas de localização cartográfica e fuso horário, A representação do espaço geográfico; Os domínios naturais; Os grandes conjuntos climato-botânicos; O quadro geomorfológico da Terra; Características dos Povos e Países da Terra.

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Caso o pedido seja indeferido, o que ocorrerá apenas pela falta de comprovação documental solicitada, pela apresentação de documentação que não comprove a situação pleiteada, ou por solicitação da redução ou isenção fora dos prazos estabelecidos, o candidato ainda poderá participar do processo seletivo, imprimindo e pagando o boleto bancário até o dia 18 de janeiro de 2013, na forma do item 2. 2. deste Edital. O candidato que tiver a solicitação de redução ou isenção da taxa de inscrição indeferida e não recolher o valor da taxa não terá sua inscrição efetivada.

Ministrar aulas, atividades pedagógicas planejadas, para as Séries Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9 ano), propiciando aprendizagens significativas para os alunos, nos afastamentos superiores há 15 dias; Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência; Seguir a proposta Político - Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, respeitando as peculiaridades da Unidade Escolar, integrando-se à ação pedagógica, como participar na elaboração e execução do mesmo; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação; Realizar os planejamentos, registros e relatórios solicitados; Participar ativamente do processo de integração da escola - família - comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem; Realizar outras atividades correlatas com a função; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e às comemorações cívicas relacionadas ao calendário escola.

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Esporte e jogos na escola: competição, cooperação e transformação didático- pedagógica. Crescimento e desenvolvimento motor. Conhecimentos de técnicas e regras desportivas. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 8 (Educação Física); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Da Cultura do Corpo (Jocimar Daolio - Papirus Editora); Educação de Corpo Inteiro (João Batista Freire - Ed. Scipione). Dicionário de Educação Física e Esporte (Valdir J. Barbanti - Ed. Manole).

Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática.

Ministrar aulas e atividades pedagógicas planejadas, na ausência do efetivo da classe de Ensino Fundamental II (5ª à 8ª série) propiciando aprendizagens significativas para os alunos; Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência; Seguir a proposta Político - Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, respeitada as peculiaridades da Unidade Escolar, integrando-se à ação pedagógica, como participar na elaboração e execução do mesmo; Apoiar os professores efetivos das classes, nas atividades necessárias ao atendimento dos alunos; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente do processo de integração da escola - família - comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e às comemorações cívicas relacionadas ao calendário escola; Realizar outras atividades correlatas com a função.

Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. English Language. Language as communication: language system: phonology, morphology, syntax. Teacher development and teaching practice: objectives in teaching English as a foreign language: methods, approaches, techniques and resources; the four skills: reading, speaking, listening, writing. Evaluating, selecting and producing materials.

Proporcionar a oportunidade de aprendizado sobre temas em saúde, a fim de promover saúde e qualidade de vida saudável por meio de uma proposta de educação interativa, contribuindo para que os alunos adquiram conhecimentos que venham garantir um ótimo estado de saúde física, emocional, mental, social. Proporcionar o desenvolvimento da musicalidade, do ritmo, da coordenação motora e da consciência corporal através dos movimentos de dança, estimulando a memória e a socialização dos participantes, além de trabalhar a correção postural através de alongamentos e flexibilidade, desenvolvendo a coordenação motora, o equilíbrio e o fortalecimento muscular. Avaliar, orientar os alunos e controlar sua frequência. Expressar e comunicar através de gestos e movimentos, acompanhados ou não de música, de canto, ou de ritmos peculiares, Introduzir o sentido de parceria e cooperação e auxiliar o desenvolvimento motor trabalhando com a sincronia de movimentos. Desenvolver habilidades para criar coreografias. Improvisar e criar sequência de movimentos em grupo. K) Não ser aposentado por invalidez, não estar em idade de aposentadoria compulsória ou receber proventos de aposentadoria decorrentes do art.

Volume 7 (Artes); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). A História da Arte (E. H. Gombrich - LTC Livros Técnicos e Científicos); Aprendendo Arte (César Coll, Ana Teberosky - Ed. Ática). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . 6. 1.

Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem.

O mundo antigo: da pré-história à história, as primeiras sociedades históricas, Antiguidade clássica, A Grécia antiga, Aspectos da cultura grega, Roma - da monarquia à República, O Império Romano - origens e declínio, Mito, magia e religião, O cristianismo; A Era Feudal: O Islã, Os reinos germânicos do ocidente, Origens e características do feudalismo, Desenvolvimento da economia feudal, Declínio do feudalismo; O nascimento do mundo moderno: A expansão ultramarina e a colonização, O Renascimento Cultural, A Reforma religiosa, O absolutismo e o Antigo Regime, O absolutismo na França, o absolutismo na Inglaterra; O Brasil colonial: O povoamento do Brasil, As bases econômicas da ocupação portuguesa, A constituição do escravismo colonial, Colonização e desenvolvimento colonial, O Brasil holandês, A mineração; O capitalismo - origens e transformações: O pensamento político, A crise do Antigo Regime, O triunfo do liberalismo e a nova face da Revolução, O pensamento econômico, A origem do trabalhador moderno, O nascimento da primeira sociedade industrial, A Europa no século XIX, O nacionalismo e as novas potências industriais, Capitalismo, imperialismo e a Primeira Guerra Mundial, A ascensão do socialismo; O Brasil Imperial: Anticolonialismo e emancipação política, Primeiro Reinado e Regência, O Segundo Reinado, A economia do Segundo Reinado, Da escravidão ao trabalho livre; Os desafios do capitalismo: O colapso do capitalismo liberal, O totalitarismo, A Segunda Guerra Mundial, A Guerra Fria; O Brasil republicano: A República Velha, Economia cafeeira e início da industrialização, A Era Vargas, A economia na Era Vargas, A experiência democrática, A globalização financeira, Da ditadura militar ao neoliberalismo; O mundo atual: o fim do socialismo real, A nova hegemonia norte-americana.

Noções de ortografia, gramática, sintaxe, concordância, sinônimos, antônimos, conjugações e tempos verbais. Sugestão de bibliografia e de sites para estudo do conteúdo: Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara); Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (Domingos Paschoal Cegalla). ; ; . Licenciatura Plena em Geografia ou em Estudos Sociais específica em Geografia; OU Estudante com 50 do curso concluído. Desenvolvimento: essa é a maior parte do artigo em que é explorada a fundamentação teórica do trabalho e a metodologia. Ou seja, a consistência dada pela argumentação está no desenvolvimento. Importante notar que os tópicos podem ser divididos e conter algumas seções. Ministrar aulas que desenvolvam nos alunos a flexibilidade, o condicionamento físico, a auto confiança, a postura e o trabalho em equipe. Ser responsável pela elaboração e cumprimento do planejamento de suas aulas. Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se: a coordenação motora geral, a lateralidade, a organização do espaço temporal, a resistência, a flexibilidade, a agilidade, a destreza e a expressão corporal. Incentivar o sentido de comunidade estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, o respeito mútuo e a disciplina.

As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. Dimensões históricas da Educação Física. Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à Educação e ao Esporte: lazer e as interfaces com a Educação Física, esporte, mídia e os desdobramentos na Educação Física; as questões de gênero e o sexismo aplicados à Educação Física; corpo, sociedade e a construção da cultura corporal de movimento. Dimensões biológicas aplicadas à Educação Física e ao Esporte: as mudanças fisiológicas resultantes da atividade física; nutrição e atividade física; socorros de urgência aplicados à Educação Física. A Educação Física no currículo da Educação Básica - significados e possibilidades: as diferentes tendências pedagógicas da Educação Física na escola; Educação Física escolar e cidadania; os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física escolar.

. A seguir, deverão comparecer pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Educação de Capivari, situada na Rua Madre Valéria, 287, Centro - Capivari, entre os dias 14 e 15 de janeiro de 2013, no horário das 9h00 as 12h00 e das 14h00 as 17h00, para solicitar a redução ou isenção da taxa de inscrição, apresentando os seguintes documentos: Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino.

Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 4 (Ciências Naturais); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Biologia (Demétrio Gowdak, Neide S. de Mattos - FTD Editora); Física Completa (Regina Bonjorno e outros - FTD Editora); Química Completa (Marcos Araújo - FTD). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214.

Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. Ensino de História: Saber histórico escolar; seleção e organização de conteúdos históricos; Metodologias do ensino de História; trabalho com documentos e diferentes linguagens no ensino de História. Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia; história e temporalidade. História do Brasil e a construção de identidades: historiografia brasileira e a história do Brasil; história nacional, regional e local; história brasileira: da ocupação indígena ao mundo contemporâneo.

Educação Inclusiva. Artes Cênicas: história das artes cênicas; teoria e prática; teatro e jogo. Artes Plásticas: história geral das artes; história e ensino das artes no Brasil; teoria da arte: arte como produção, conhecimento e expressão; a obra de arte e sua recepção; artes visuais: elementos de visualidade e suas relações; comunicação na contemporaneidade. Música: aspectos históricos da música ocidental; elementos estruturais da linguagem musical; tendências educacionais quanto ao ensino da música, na sala de aula; visão interdisciplinar do conhecimento musical. Dança: história da dança; papel da dança na educação; estrutura e funcionamento do corpo para a dança; proposta triangular: fazer, apreciar, contextualizar. As danças como manifestações culturais. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série.

Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 6 (História); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). História Geral e Brasil (Luiz Koshiba e outros - Atual Editora). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214.

Sintaxe: As estruturas do período composto: período composto por coordenação, período composto por subordinação: Sintaxe de regência: regência verbal, regência nominal; Sintaxe de concordância: concordância nominal, concordância verbal; Colocação pronominal: próclise,ênclise, mesóclise, colocação dos pronomes oblíquos átonos nas locuções verbais; Formas comuns de tratamento; Plural e Singular; Aumentativo e Diminutivo; Feminino e Masculino; Pontuação: ponto final, ponto e vírgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação, dois pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula; Regras de acentuação: monossílabos tônicos, oxítonos, paroxítonos, proparoxítonos, hiatos, ditongos; Significação das Palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia; Processos de formação das palavras: derivação, composição, hibridismo, abreviação, onomatopeia, sigla; As palavras: que, se e como; Tópicos de Linguagem. Emprego das Iniciais Maiúsculas e Minúsculas. Figuras de linguagem: denotação, conotação, figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de construção ou sintaxe, figuras sonoras ou de harmonia; Vícios de linguagem: barbarismo, solecismo, ambiguidade, cacofonia, pleonasmo vicioso, eco, colisão, hiato.

Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva.

Meios para ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental: possibilidades da história da Matemática; jogos nas aulas de Matemática; o uso das calculadoras. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 3 (Matemática); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Matemática - Volume Único - Ensino Médio - Osvaldo Dolce - Gelson Iezzi - David Mauro Degenszajn - Atual Editora.

Ministrar aulas, atividades pedagógicas planejadas, para classes de Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Séries Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano / 4ª série) propiciando aprendizagens significativas para os alunos; Elaborar programa e planos de trabalho no que for de sua competência; Seguir a proposta Político - Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, respeitada as peculiaridades da Unidade Escolar, integrando-se à ação pedagógica, como co-partícipe na elaboração e execução do mesmo; Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do processo pedagógico dos alunos, atribuindo-lhes notas e/ou, conceitos e avaliações descritivas nos prazos fixados, bem como relatórios de aproveitamento, quando solicitado; Promover aulas e trabalhos de recuperação paralela com os alunos que apresentem necessidade de atenção específica; Participar ativamente das reuniões de pais, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, cursos de capacitação; Realizar os planejamentos, registros e relatórios solicitados; Participar ativamente do processo de integração da escola - família - comunidade; Observar e registrar o processo de desenvolvimento das crianças, tanto individualmente como em grupo com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e às comemorações cívicas relacionadas ao calendário; Realizar outras atividades correlatas com a função.

As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem. Educação Inclusiva. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Publicações Institucionais do Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais - 1ª a 4ª séries: Introdução, Artes, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática; Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Saúde; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Didática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ).

Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214. Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Conhecimentos Específicos: A criança. Educar. O professor de educação infantil. Organização do Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Objetivos gerais da educação infantil. A instituição e o projeto educativo. Concepção. Aprendizagem. Presença do Movimento na educação infantil: ideias e práticas correntes. Presença da Música na educação infantil: ideias e práticas correntes. Presença das Artes Visuais na educação infantil: ideias e práticas correntes. Presença da Linguagem Oral e Escrita na educação infantil: ideias e práticas correntes. Presença dos conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na educação infantil: ideias e práticas correntes.

Conhecimentos Gerais e Atualidades: Conhecimentos Gerais - Política, Economia, Sociedade, Saúde e Nutrição, Ciências e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Esporte, Religião, História (Brasil e Mundo), Geografia (Brasil e Mundo). Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Almanaque Abril 2013 (Editora Abril). Revistas de atualidades (Veja, Isto é, Época, etc. ); , , ; Conhecimentos Específicos: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas; Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Os métodos de ensino. Avaliação Escolar. Educação Inclusiva. Jogos e Brincadeiras. Planejamento Escolar. Didática. Disciplina e indisciplina na Escola. Psicologia da Educação. Ética no Trabalho Docente. Planejamento Escolar. Didática. Os objetivos sócio-pedagógicos. Os conteúdos escolares. Os princípios didáticos. Os métodos de ensino aprendizagem. As formas organizadas do ensino. Aplicação de técnicas e recursos. Controle e avaliação da aprendizagem.

Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 5 (Geografia); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud). Indisciplina na Escola - Alternativas Teóricas e Práticas (Julio Groppa Aquino); Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Edgard Morin). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC - acessível através do site: ). Decifrando a Terra (Maria Cristina Motta de Toledo e outros - IBEP); Geografia - Pequena História Crítica (Antonio Carlos Robert Moraes - Hucitec); Geografia Geral e do Brasil (Elian Alabi Lucci e outros - ). Legislação do Ensino: Constituição Federal - Artigos 205 a 214.

Organizar, coordenar e executar oficinas específicas de Banda de Música, despertando o potencial interpretativo dos alunos, trabalhar de forma a desenvolver a formação cultural, artística musical, social e cívica dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de valores culturais, estimulando a participação nas manifestações populares e o culto ao civismo, proporcionando uma melhor formação da juventude, desenvolver projetos integrados com demais áreas artísticas, bem como participar dos projetos e eventos desenvolvidos pela escola. Apresentar-se em datas cívicas e festivas municipais e nacionais desenvolvidas neste Município, no recebimento de autoridades estaduais e federais, em desfiles festivos, na abertura de jogos estudantis, intermunicipais, tardes e noites culturais, apresentações e feiras Educacionais e outros eventos afins. Interpretação de Textos: Leitura, análise e interpretação de textos.

Sendo um dos desígnios da RPE o de contribuir para o fortalecimento da comunidade científica em que se enquadra, aceita a submissão de trabalhos situados num contexto internacional e redigidos numa de quatro línguas, nomeadamente o português, o espanhol, o inglês ou o francês. Estimula ainda a publicação de trabalhos de jovens investigadores, a par de nomes reconhecidos na área científica em que se inscreve. Aprofundar conhecimentos e desenvolver boas práticas para o alcance da promoção e manutenção da saúde e sustentabilidade da vida; compreender conceitos e procedimentos básicos sobre atividades físicas, saúde e qualidade de vida e como eles se relacionam. Conhecer e cuidar do próprio corpo valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a própria saúde e a saúde coletiva,.

Aprendizagem da língua materna: estrutura, uso e funções; ensino e aprendizagem da gramática normativa. Linguagem: uso, funções, análise; língua oral e escrita; variações linguísticas; norma padrão. O texto: tipologia textual; intertextualidade; coesão e coerência textuais; o texto e a prática de análise linguística. Leitura e produção de textos. Literatura Ortográfica 2009. Sugestão de bibliografia e sites para estudo do conteúdo: Ministério da Educação (): Parâmetros Curriculares Nacionais. 5ª a 8ª série. Volume 2 (Língua Portuguesa); Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Educação Sexual, Pluralidade Cultural e Saúática (José Carlos Libâneo); Avaliação da Aprendizagem Escolar (Cipriano C. Luckesi); Como desenvolver competências em sala de aula (Celso Antunes); Dez novas competências para ensinar (Philippe Perrenoud).

A Prefeitura Municipal de CAPIVARI, Estado de São Paulo, torna público a abertura de Processo Seletivo para a formação de Cadastro de Reserva visando a contratação por tempo determinado para a substituição de professores efetivos em suas ausências e afastamentos durante o exercício de 2013, e para outras funções temporárias em projetos a serem eventualmente desenvolvidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, o qual será regido pelas normas do Decreto Municipal Nº , alterado pelo Decreto Municipal nº , pela regulamentação estabelecida neste Edital e pela legislação suplementar pertinente. 5. 2. As provas serão realizadas no município de CAPIVARI/SP, com data prevista para o dia 27 de janeiro de 2013 (domingo), nos seguintes horários: 2. 3.

Lei federal nº - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; Lei federal nº - Estatuto da Criança e do Adolescente; Lei federal nº - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB. Sugestão de sites para obtenção do conteúdo: ; . Política, Futebol, Esporte em Geral, Espiritismo, Religião, Exoterismo, PlayLists de Músicas, Textos, Contos, Crônicas, clips musicais, dicas em geral e culinárias, noticias importantes e polêmicas sobre Educação, Saúde e Astronomia entre outros, além do noticiário sobre Barretos e sua festa do peão. Trata-se de um espaço pessoal para expressar meus gostos, idéias e projetos. Sintam-se co-proprietário deste espaço, feito para meus amigos, colegas e visitantes se interagirem e se informarem.

Salário Família 2019 valor e quem tem direito

Amparado pela Lei Municipal e pelo Decreto nº , os candidatos que sejam estudantes, assim considerados aqueles regularmente matriculados em uma das séries do ensino fundamental ou médio, em curso pré-vestibular ou curso superior em nível de graduação ou pós-graduação; e os que se encontrarem desempregados ou recebam remuneração mensal de até 2 (dois) salários mínimos, poderão requer redução de 50 (cinquenta por cento) do valor da taxa de inscrição; com base na mesma legislação, os candidatos considerados hipossuficientes poderão requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, obedecendo aos seguintes procedimentos: Conscientizar os alunos da importância do computador nos dias atuais, sua função,técnicas de digitação e cursos dos principais programas utilizados; utilizar o computador como recurso de aprendizagem permitindo a construção de conhecimento, Facilitar o acesso dos alunos aos laboratórios de informática.

O processo de seleção e de publicação dos manuscritos submetidos à RPE atende à qualidade e à relevância social dos objetos de indagação bem assim como à pluralidade dos paradigmas científicos assumidos e discutidos, das disciplinas e de vozes que constroem saber sobre questões fundacionais e controversas no campo da Educação. A direção da RPE reserva-se, porém, o direito de não aceitar para publicação mais do que um texto por autor/biénio, sendo por isso desaconselhadas novas submissões realizadas num espaço temporal inferior a um ano.

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